PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
A Prancha de Comunicação Alternativa
é um recurso de Tecnologia Assistiva o qual possibilita a comunicação entre
pessoas que não se comunicam através da fala.
Com o Software Boardmaker, é possível
confeccionar várias pranchas de comunicação ou pranchas temáticas, são feitas
com figuras onde a pessoa que a utiliza consegue se comunicar, expressar suas
idéias, desejos, conversar, “falar” o que está sentindo. É um modo de ampliar o
repertório comunicativo que envolve
habilidade de expressão e compreensão.
Mesmo que não tenha o software a
disposição, é possível confeccionar a prancha de comunicação ou temática
através de figuras encontradas na internet.
Este recurso pode ser aplicado com alunos
que possuem comprometimento da fala. Nas escolas é mais comum fazer as pranchas
com alunos que possuem deficiência física e autistas que não se comunicam
oralmente.
A prancha temática pode ser usada na sala de
aula para contar uma determinada história, fazer uma receita, contar como foi o
final de semana na roda da conversa.
No software Boardmaker é possível ter
contato com pranchas prontas para usar direto no computador com diversos temas
como: ensinar a amarrar os sapatos, fazer uma receita, escrever textos com
teclado virtual, jogos, relacionar palavras, identificar maior ou menor. Neste
software tem muitos recursos para serem utilizados.
Atendo um aluno autista que não se
comunica oralmente e estou começando a inserir algumas figuras de comunicação
alternativa. Abaixo está a prancha que preparei para ele e que a escola também
fará uso dela. Por enquanto usaremos apenas as figuras do BRNCAR, de MÚSICA e
do BANHEIRO.
Eu sou suspeita em dizer sobre comunicação alternativa. Sou fascinada nesses recurso de software como o boardmaker. Acho que é um dos recursos mais interessantes no aspecto de comunicação alternativa. Boa escolha do tema...
ResponderExcluirOi Ingrid, eu também escolhi este recurso da tecnologia assistiva porque acho maravilhoso. As pranchas abrem realmente porta para uma comunicação. Há casos em que o aluno tem apenas deficiência física, mas , por não conseguir se comunicar, há pessoas que acham que tem também deficiência intelectual. Quando, na realidade, ao usar este recursos ele demonstra que se comunica, que entende sim o que você fala, consegue compreender e responder o que é perguntado. A comunicação é fundamental, antes de qualquer coisa.
ResponderExcluirConcordo com você Maruska! As pranchas de comunicação ou temáticas abrem muitas possibilidades para a criança comunicar suas preferências, vontades, incômodos entre outros, mas principalmente revela como percebe o mundo e as suas relações e o que conhece sobre determinados assuntos.
ResponderExcluirEste recurso de fato "tira" a criança da posição de deficiente intelectual, pois a dificuldade encontra-se na impossibilidade motora para articular as palavras e não de pensar.