quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA





PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA



A Prancha de Comunicação Alternativa é um recurso de Tecnologia Assistiva o qual possibilita a comunicação entre pessoas que não se comunicam através da fala.

Com o Software Boardmaker, é possível confeccionar várias pranchas de comunicação ou pranchas temáticas, são feitas com figuras onde a pessoa que a utiliza consegue se comunicar, expressar suas idéias, desejos, conversar, “falar” o que está sentindo. É um modo de ampliar o repertório comunicativo que envolve habilidade de expressão e compreensão.

Mesmo que não tenha o software a disposição, é possível confeccionar a prancha de comunicação ou temática através de figuras encontradas na internet.

Este recurso pode ser aplicado com alunos que possuem comprometimento da fala. Nas escolas é mais comum fazer as pranchas com alunos que possuem deficiência física e autistas que não se comunicam oralmente.

 A prancha temática pode ser usada na sala de aula para contar uma determinada história, fazer uma receita, contar como foi o final de semana na roda da conversa.

No software Boardmaker é possível ter contato com pranchas prontas para usar direto no computador com diversos temas como: ensinar a amarrar os sapatos, fazer uma receita, escrever textos com teclado virtual, jogos, relacionar palavras, identificar maior ou menor. Neste software tem muitos recursos para serem utilizados.

Atendo um aluno autista que não se comunica oralmente e estou começando a inserir algumas figuras de comunicação alternativa. Abaixo está a prancha que preparei para ele e que a escola também fará uso dela. Por enquanto usaremos apenas as figuras do BRNCAR, de MÚSICA e do BANHEIRO.

 

3 comentários:

  1. Eu sou suspeita em dizer sobre comunicação alternativa. Sou fascinada nesses recurso de software como o boardmaker. Acho que é um dos recursos mais interessantes no aspecto de comunicação alternativa. Boa escolha do tema...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid, eu também escolhi este recurso da tecnologia assistiva porque acho maravilhoso. As pranchas abrem realmente porta para uma comunicação. Há casos em que o aluno tem apenas deficiência física, mas , por não conseguir se comunicar, há pessoas que acham que tem também deficiência intelectual. Quando, na realidade, ao usar este recursos ele demonstra que se comunica, que entende sim o que você fala, consegue compreender e responder o que é perguntado. A comunicação é fundamental, antes de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Maruska! As pranchas de comunicação ou temáticas abrem muitas possibilidades para a criança comunicar suas preferências, vontades, incômodos entre outros, mas principalmente revela como percebe o mundo e as suas relações e o que conhece sobre determinados assuntos.
    Este recurso de fato "tira" a criança da posição de deficiente intelectual, pois a dificuldade encontra-se na impossibilidade motora para articular as palavras e não de pensar.

    ResponderExcluir